Márcia Casali´s posts

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Blog da Glória Perez

Constrangedor!

Nos últimos dias temos presenciado tantas aberrações nesse terreno da Justiça, que é impossível não insistir no tema!

Mizael Bispo, denunciado pelo assassinato covarde e cruel da advogada Mercia, foi solto por decisão de uma desembargadora que, ao conceder a soltura,reconheceu a força das provas apresentadas pela polícia para mandar prendê-lo. Ao mesmo tempo, é decretada a prisão preventiva de uma pobre senhora, mãe de 10 filhos, que furtou uma bermuda! isso mesmo: uma bermuda para um dos meninos!

É quase impossível entender os critérios da justiça brasileira, e uma justiça que não tem regras claras, ao alcance da compreensão de toda sociedade, só pode ser ineficiente, como é a nossa.

Matar dá cadeia? roubar dá cadeia? no código, dá. Na prática, depende! às vezes sim, às vezes não!

Essa benevolência para com o crime é a mais perversa das heranças deixadas pela ditadura militar. Os “subversivos”daquela época, presos e misturados aos presos comuns, acabaram por incorporar a idéia dos ditadores de que divergencia de pensamento é crime, quando passaram a enxergar todo e qualquer prisioneiro como uma vítima. Vítimas eram eles. Assassinos, estupradores e ladrões fazem vítimas!

O fato é que esse equívoco tem feito grandes estragos e, desde então, subindo ao poder, a geração que enfrentou a ditadura e se arriscou tanto em nome de um ideal que pretendia resgatar os direitos das classes menos favorecidas, empenhou-se em produzir uma legislação que, na prática, só fez acentuar as diferenças! Fácil de constatar: as cadeias estão aí, cheias de jõaos ninguém. Os mesmos crimes, cometidos por gente que pode pagar bons advogados, permanecem impunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário