Redação Portal IMPRENSA
Uma pesquisa do instituto Oriella mostrou que os jornalistas estão menos pessimistas em relação à profissão e ao futuro dos meios de comunicação e que estão aprendendo a lidar com a Internet.
O levantamento, que consultou 770 jornalistas de 15 países, entre eles, Brasil e EUA, observou que os profissionais que atuam em meios de comunicação tradicionais, como jornal impresso, rádio e televisão, relatam que são cada vez mais pressionados, mas, no geral, estão otimistas. Apenas 14% dos entrevistados acreditam que o número de veículos irá diminuir, segundo informa o The Guardian.
Em relação à Internet, 79% acreditam que a qualidade de seu trabalho não foi afetada e 84% disseram que interpretam a mídia digital como uma aliada da profissão e não a consideram uma ameaça. Para 40% dos consultados, a Internet oferece novas oportunidades aos jornalistas.
Do grupo dos pessimistas, 44% deles acreditam que a mídia impressa irá diminuir drasticamente e que a falta de investimentos nas plataformas digitais afetará a qualidade de seu trabalho. Eles creem, ainda, que o número de anunciantes irá recuar 10% neste ano.
Na avaliação do site especializado Editors Weblog, a atitude otimista da maioria dos entrevistados mostra que os jornalistas estão aprendendo a lidar com a profissão nos meios digitais e que a aceitaram o desafio de adaptação às mudanças da era da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário