Segundo relatório do Ibram encaminhado pela Secretaria de Cultura, o Distrito Federal conta com mais de 60 espaços que preservam a história
Brasília é a segunda cidade no país com grande número de museus, só perde para São Paulo. Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) são 66 espaços sediados no DF. A reclamação dos diretores se dá pela falta de recursos e apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). Com pontos turísticos concentrados na área central da cidade, registra, também, obras expostas em lugares pouco conhecidos na capital, que podem ser aproveitados tanto por turistas, quanto pela população que busca um passeio cultural diferente.
O Catetinho é conhecido como a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. O nome é uma referência ao antigo palácio presidencial no Rio de Janeiro - Palácio do Catete. O acervo preserva as referências da época como móveis, objetos pessoais e de trabalho usados por JK, um espaço ambiental, que conserva um olho d?água e um bosque, além de uma estátua de Juscelino. O projeto preserva a estrutura da inauguração, propiciando ao público um testemunho vivo da época. Para a estudante Jennifer Araújo, 22 anos, o local é uma viagem ao passado. "É uma forma de conhecer a história da capital do País", comenta.
Previsto por Lúcio Costa para fazer parte do Setor Cultural Sul de Brasília, o Museu da República ficou pronto quase 50 anos após a inauguração da capital. Com localização privilegiada, o prédio ocupa um dos lugares mais nobres da cidade, a Esplanada dos Ministérios. Com estética moderna e inusitada, possui uma área total de 15 mil metros quadrados, com interior dividido em quatro pavimentos. Apesar da bela estrutura, o museu ainda não tem acervo e funciona como uma galeria de arte, com espaço utilizado apenas para exposições.
Segundo a Secretaria de Cultura o espaço insere Brasília no circuito internacional das artes e mostras, apresentando o que há de melhor na arte brasileira. O museu realiza exposições de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, além de palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. "O museu tem uma vantagem que é a proximidade com a rodoviária do Plano Piloto, o que facilita para quem usa o transporte coletivo", diz o auxiliar administrativo do museu, Hamilton Leão.
Secult discute projetos para o MAB,
O Museu de Arte de Brasília (MAB) está fechado há quatro anos por determinação do Ministério Público. O acervo abrigava obras de arte moderna e contemporânea, que vão da década de 1950 ao ano de 2001. Uma diversificação de técnicas e materiais, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas e objetos provenientes de doações e prêmios aquisitivos de salões locais e nacionais.
O Ministério Público entendeu que o local deva ficar fechado por falta de condições de abrigar o acervo e os funcionários, devido à umidade e infiltrações. Segundo a diretora do museu, Ana Taveira, o secretário de Cultura, Hamilton Pereira reuniu-se com Oscar Niemeyer para tratar da reforma.
"A obra não iniciou ainda e todo o acervo está guardado no Museu Nacional". A diretora informa que 18 das cerca de 80 obras da mostra que acontece no Palácio do Planalto, "Mulheres, Artistas e Brasileiras", foram cedidas pelo MAB. Exposição que reúne o trabalho de 49 artistas, com destaque para duas obras de Tarcila do Amaral: Auto-retrato e Abapuru.
Templo da Boa Vontade (TBV)
É conhecido também como o Templo da Paz. Admirado ainda pela arquitetura arrojada, é considerado a maior construção em forma de pirâmide do século 20 pelo tradicional Diário de Notícias, de Lisboa, Portugal. O monumento possui 21 metros de altura e em seu topo encontra-se aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo, cujo peso é de aproximadamente 21 quilos. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal (SDET), o Templo já recebeu mais de 20 milhões de peregrinos, mais de um milhão de visitantes por ano e foi eleito uma das Sete Maravilhas de Brasília.
Apesar de alguns problemas apresentados, a maioria dos museus estão abertos de segunda a domingo com entrada gratuita ou com valores que vão de R$ 2 à R$ 6 reais para a manutenção do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário