Márcia Casali´s posts

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dezembro é o novo mês das noivas

Um fator que impulsiona o mercado nessa época, além do período de férias é o décimo terceiro salário. O ganho extra tem proporcionado as noivas, momentos inesquecíveis

Por Márcia Casali

Com a aproximação das festas de final de ano vem o tão esperado décimo terceiro salário. E com ele, a dúvida de como aproveitar esse ganho extra. Os gastos precisam ser planejados e sempre com moderação. Uma estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta que desde 2006 houve um aumento no número de casamentos durante o mês de dezembro. De acordo com o tabelião e diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (ANOREG/DF) Paulo Henrique de Araújo, a data ganhou notoriedade pelos casais, por conta do benefício, além da oportunidade de poder unir mais amigos e parentes na comemoração. “Há uma grande procura de casamentos em dezembro porque, além de ser o período do décimo terceiro, esta época é ideal para juntar familiares, já que também é tempo de férias”, destaca o tabelião.

PREPARATIVOS PARA O GRANDE DIA

Como casar é o sonho de muitas mulheres, os especialistas alertam que nesse momento é fundamental planejar e iniciar as contratações de fornecedores, com no mínimo um ano de antecedência. Tendo sempre cautela e atenção às prioridades. Para a advogada Camilla Rabello Rabadan e o noivo Rafael Rabadan de Oliveira, o décimo terceiro salário é, sem dúvida, um excelente auxílio. O casal planejou o casamento com antecedência e comemora o resultado. “Juntamos não apenas o décimo terceiro, mas os bônus recebidos durante o ano. Além disso, todo mês, parte do salário era destinado ao pagamento das parcelas de buffet, decoração, banda, fotógrafo, dentre outras despesas”, diz Camilla.

Para a Engenheira Florestal Ana Carolina Hydalgo Scheuer, programar o casamento com antecedência oferece a possibilidade de dividir os gastos. “A maioria dos contratos dividem as parcelas até o mês do casamento. Sendo dezembro o último, o valor foi dividido em dez vezes, o que não pesou no orçamento”, explica Ana Carolina que vai aproveitar o décimo terceiro para os gastos não programados. A programação antecipada vai possibilitar ao casal realizar um cruzeiro de oito dias, com direito a Reveillon em Copacabana.

A estudante de música Norita Portilho, namora há quatro anos com o professor de educação física Guilherme Nothen. Ele ganhou uma bolsa para realizar o doutorado na Universidade de Toronto, no Canadá. Por esse motivo, o casal dispõe de pouco tempo para os preparativos. Nesse momento, as famílias foram fundamentais em relação às despesas extras. “Para as noivas mais apressadas, fazer um casamento em pouco tempo não é fácil, e o décimo terceiro sem dúvida ajuda”, diz Norita que para conciliar o último semestre com os preparativos do casamento, trocou “a profissão de professora de música pela profissão noiva”.

REALIZANDO SONHOS

Aos 12 anos de idade, Fernando Peixoto foi trabalhar em um atelier de costura. Atento aos mínimos detalhes e um conceitual estilo romântico, Fernando tornou-se uma referência nacional no mundo da moda. O estilista, considerado o mago das noivas, afirma que trabalha para fazer com que, o dia do casamento, seja o melhor momento da vida da noiva. “Trabalho na transformação do sonho em realidade, pois toda mulher deseja ficar linda no dia mais inesquecível de sua vida”, diz.

As peças do estilista lembram os quadros de Renoir, invocando imagens de camafeus, inspirada na natureza com pássaros, flores e laços. “Trabalho com alegria. Eu me encontro, nos sonhos de amor que realizo. Assim vou construindo minha história, em cada momento inesquecível, tecido por minhas mãos”, explica o estilista. Esse diferencial de Fernando na criação de cada peça, tendo como objetivo que sua noiva seja a mais bonita, elegante e sofisticada foi o que chamou a atenção da estudante Norita Portilho. “Escolher o vestido não foi difícil. Experimentei alguns e o último era o vestido perfeito”, comemora Norita que vai se casar no dia 16 de dezembro e passar a lua de mel no Panamá.

Na Capital há dez anos, e com lojas em Brasília, Goiânia e Salvador, o estilista admira o bom gosto e elegância das mulheres brasilienses. Quanto ao novo mês de preferência das noivas, Fernando afirma que no período de férias, a procura por vestidos teve um aumento considerável. Para ele, principalmente em Brasília, por ser uma cidade nova, onde as famílias têm parentes espalhados pelo país, e o período de férias, em especial nas festas de final de ano, é a momento escolhido para estarem reunidos. “Nessa época observamos um aumento pela procura dos nossos serviços e não apenas por vestidos de noiva, como também para madrinhas, damas e roupas de festa”, explica Fernando.

CUIDADOS ESPECIAIS

De acordo com o economista Roberto Piscitelli, os gastos precisam ser planejados e a moderação deve fazer parte dos planos do casal. “É importante que as noivas não fiquem tão eufóricas e venham realizar tudo de uma só vez”, diz. Para ele, vale lembrar que na hora de fazer os orçamentos, contando com o décimo terceiro e benefícios é importante ter em mente que janeiro e fevereiro chegam rápido, assim como os impostos e despesas mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário